///////

Tem alguma dúvida?
Fico feliz em ajudar!

Dicas da New Holland

7 dicas para o plantio de milho

15 Jul 20
2 min
01

O plantio de milho é uma ótima oportunidade de negócio. Se você está interessado nesta cultura, confira algumas dicas para ter uma colheita de sucesso, aqui!


Ele é um dos cereais mais consumidos no mundo, se adapta bem ao solo e possui uma grande variedade comercial. Toda essa versatilidade faz do plantio de milho uma ótima oportunidade de negócio para o agricultor.

O Brasil é um dos principais produtores de milho. A estimativa de produção para este ano é de 100,5 milhões de toneladas, considerando a primeira, segunda e terceira safras na temporada 2019/20. O dado é da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), que também prevê mais de 4,25 milhões de hectares de área cultivada com a planta.

Ficou interessado no assunto? Confira as dicas para o plantio de milho que elencamos para você ter sucesso em sua lavoura:


As 7 principais dicas para o plantio de milho

1. Prepare o solo


O solo deve ser rico em matéria orgânica, de preferência plano e com bastante iluminação solar. Faça uma boa limpeza do espaço antes de iniciar o plantio, retirando todos os resíduos superficialmente aparentes.

Caso você não tenha muito conhecimento sobre o plantio de milho, busque a orientação de um especialista em análise do solo. Sem dúvidas, ele poderá lhe passar orientações quanto à fertilidade da terra, aos nutrientes e outros aspectos importantes.


2. Escolha a variedade para cultivo


As duas principais variedades mais cultivadas e consumidas no Brasil são o milho comum (verde) e o milho para pipoca (híbrido). Os próprios grãos servem de sementes e devem ser mantidos fora do contato com substâncias químicas e da exposição solar até o plantio.


3. Planeje o espaçamento


O espaçamento é fundamental para que as raízes não se cruzem ou para que os nutrientes da terra não se esgotem. Por isso, a distância mais usada varia entre 80cm e 90cm. No entanto, alguns agricultores utilizam um espaçamento reduzido, de 45cm a 50cm.

No caso da profundidade, ela é definida conforme o solo. Em locais arenosos, a indicação é de 5cm a 7cm. Já em terra argilosa, o plantio é feito de 3cm a 5cm.


4. Faça a semeadura


Para colher um milho de melhor qualidade, é indicado que seja realizada a germinação dos grãos. Para isso, basta colocar terra úmida em copinhos de jornal e pôr 5 sementes juntas. Deixe-os em meia-sombra até começar a brotar.

A partir daí, é necessário fazer o transplante das mudas. Desta maneira, você reduz o risco da planta morrer já no plantio.


5. Cuide da irrigação da plantação


A irrigação é uma parte essencial no plantio de milho. A indicação é que ela seja feita, pelo menos, 3 vezes por semana nos primeiros meses. Quando a planta chegar a 40cm de comprimento e as primeiras espigas aparecerem, a rega pode ser semanal. Mas, cuidado: o solo encharcado também pode prejudicar a planta.


6. Fique de olho em doenças, pragas e plantas daninhas


A cultura do milho está sujeita a várias doenças, já que as raízes são superficiais e frágeis. Entre elas, estão ferrugens, cercosporiose, antracnose, helmintosporiose e enfezamento do milho. Por isso, é importante que seja feito um monitoramento constante da plantação.


7. Realize a colheita no momento certo


O milho estará pronto para a colheita entre quatro e seis meses após o plantio. Geralmente, as espigas ficam maduras 50 dias após a floração. Para não errar neste momento, observe os cabelos das espigas. Eles devem estar amarronzados e com uma textura seca.

-

Acompanhe o blog do Consórcio New Holland e fique por dentro de novos conteúdos sobre agricultura.


Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!