A sustentabilidade nunca esteve tão em pauta como nos últimos anos. E a agricultura sustentável vem para somar quando o assunto é preservar o meio ambiente.
Cuidar do planeta passou de ser um ideal para uma necessidade nos últimos anos. Caso contrário, a sobrevivência do homem corre um sério risco. Neste aspecto, a agricultura sustentável vem para somar à pauta de preservação ambiental.
Esta prática beneficia tanto o planeta quanto o produtor, uma vez que reduz custos e eleva a produtividade. Ficou interessado em saber mais sobre o tema? Confira o que preparamos para você!
O que é e como funciona a agricultura sustentável?
De maneira resumida, a agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente e consegue ser economicamente viável do ponto de vista social.
Um exemplo disso está no sistema de plantio direto. A técnica se baseia em não arar o solo antes do plantio, mantendo-o coberto por folhagens secas. Essa camada contribui para a proteção do solo de erosões e outras condições desfavoráveis.
Outra característica bastante forte desta prática é a diminuição do uso de adubos químicos, fertilizantes e pesticidas nos alimentos. Além disso, a agricultura sustentável também procura alternativas de fontes de energia limpa e formas para a reutilização da água.
Por causa dos ganhos obtidos com a produtividade gerada pela agricultura sustentável, o agronegócio brasileiro já vinha adotando práticas ecológicas. Com o aumento da busca por alimentos mais saudáveis, a demanda por melhores métodos de produção também cresce.
Quais são os benefícios e como colocar em prática?
É possível listar vários benefícios para quem adota a prática de agricultura sustentável na sua produção. Um deles é a conquista de mercados exigentes e engajados em causas ambientais, como a União Europeia.
Além da questão financeira, também está a melhoria da qualidade do solo e da vida no campo. Podemos citar ainda o aumento do valor agregado do produto e da diversidade nas lavouras. E, por fim, a diversificação da biodiversidade local.
Agricultura sustentável na prática
Algumas ações devem ser adotadas para trazer mais sustentabilidade ao seu negócio:
-
Redução do uso de adubos químicos;
-
Uso de pesticidas naturais para o controle de pragas. Quando não é possível eliminá-lo, pode se fazer o uso racional, já que pesticidas contaminam o solo e colocam a saúde dos consumidores em risco;
-
Uso de fontes de energia renováveis, como biometano, eólica, solar etc;
-
Rotação de culturas, alternando o plantio de determinadas espécies em um mesmo terreno. Isso garante maior qualidade de solo e do próprio produto que será colhido naquele local;
-
Uso de sistemas de captação de água das chuvas para a irrigação. O sistema é relativamente simples de ser implementado, bastando a instalação de alguns materiais para a coleta, como calhas, canos de PVC, bambu etc;
-
Adoção de soluções tecnológicas para um melhor gerenciamento e otimização do plantio. A coleta de dados, obtidos através de GPS e drones, por exemplo, pode ajudá-lo no monitoramento da qualidade do solo.
Quer saber mais sobre novas práticas na agricultura? Aqui no nosso blog, você confere outros materiais sobre o assunto! Até a próxima.