Mundo Agrícola

Biometano: opção de combustível renovável e econômica

17 Apr 24
2 min
01

O biometano é uma alternativa de energia limpa e barata num cenário em que combustíveis fósseis, como petróleo, estão com os dias contados.

Já não é de hoje a preocupação com o uso de combustíveis fósseis – petróleo, carvão e gás natural. Afinal, os dias deles estão contados. Suas reservas são finitas e num futuro próximo é bem possível não conseguirmos contar mais com eles. Em contrapartida, opções como o biometano surgem como um grande aliado na geração de energia limpa.

Além de menos poluente, ele é mais econômico que o etanol. Uma grande vantagem para quem está no campo é que o biometano pode ser produzido com maior facilidade, já que tem como essência o biogás.

Com a tecnologia, esse combustível abastece também máquinas agrícolas! Ficou interessado? Então confira todos os seus benefícios. 

Biometano: o que é e como aproveitá-lo

O biometano é um gás resultante da purificação do biogás produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como os dejetos de suínos.

De acordo com a Associação Brasileira de Biogás e Biometano, o Brasil tem potencial para gerar 82 bilhões de metros cúbicos do combustível por ano. Este montante poderia ser usado como opção para a geração de energia elétrica, térmica ou mesmo para substituir o diesel. Porém, estima-se que ele participe em apenas 5% da matriz energética do país.

Sua regulamentação e utilização começou em 2015. Desde então, passou a ter o mesmo uso e valor econômico do Gás Natural (GN), sendo necessário apenas atender as exigências de qualidade determinadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Benefícios vão além de geração de energia

São inúmeras as vantagens do biometano em relação aos combustíveis fósseis. Uma delas é a geração de energia limpa. Além disso, ajuda a reduzir as emissões de gases com efeito estufa e a poluição, melhorando a qualidade do ar. 

Ele promove também o gerenciamento e reciclagem de resíduos e incentiva o desenvolvimento da economia local. Por fim, incentiva a independência energética.

E isso inclui o uso em frota de veículos pesados, substituindo tranquilamente o diesel. O que contribuiria ambiental e economicamente já que emite 85% menos gases de efeito estufa em relação ao combustível e pode suprir até 44% da demanda do país.

Por falar em diesel, o que usamos aqui é importado e tem a maior emissão de gases de efeito estufa dos combustíveis atuais.

É por isso que as inúmeras vantagens do biometano têm despertado a atenção tanto de governantes quanto do setor privado na busca por meios seguros de energia renovável.

Máquinas movidas a biometano

Pensando em todas as vantagens do gás e também no futuro do planeta, a New Holland possui máquinas agrícolas movidas a biometano. Os veículos têm a mesma potência e torque que os equivalentes a diesel, mas a um custo operacional estimado de até 30% menor e emissão de poluentes 80% menor.

Agora a melhor parte: ter uma máquina dessas em sua propriedade está só a alguns cliques! Faça uma simulação em nosso site e planeje a compra de seu trator da marca líder mundial em equipamentos agrícolas com o consórcio da fábrica.



Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!