Dicas da New Holland

Blockchain no agronegócio: o que é e como pode revolucionar o setor?

28 Mar 24
2 min
01

Você sabe a importância do blockchain no agronegócio? A aplicação já é uma realidade no setor. Entenda agora mesmo o que significa e como impacta o campo!

A tecnologia é um fator cada vez mais crucial na produtividade agrícola. Para estar à frente, é necessário se manter atento ao que existe de mais recente e inovador no setor. Um exemplo disso é o blockchain no agronegócio. Você sabe o que significa? 

Embora o termo possa não ser muito claro, o blockchain já é uma realidade na produção do agronegócio, ainda que em fase experimental. Então, provavelmente você já ouviu falar dele por aí, certo? Neste texto, vamos ajudar você a entender mais sobre o assunto. Confira!

O que é blockchain?

O termo “blockchain” significa, em tradução livre, cadeia em blocos. Trata-se de um tipo de banco de dados descentralizado, o qual é controlado por vários computadores ao redor do mundo. Esses computadores cruzam, compartilham e registram muitos tipos de informações.

Além disso, diz respeito a uma rede com alta capacidade de processamento e armazenamento de modo distribuído. É como um livro-razão que registra de forma inalterável todas as movimentações que ocorrem.

Nesse sentido, o blockchain no agronegócio torna possível realizar transações de moeda, produtos agrícolas e mercadorias com maior transparência. Há estudos experimentais indicando que a aplicação possibilita o rastreamento de alimentos do local de produção até o de comercialização em poucos segundos.

Blockchain no agronegócio: como ele se aplica ao campo?

O blockchain no agronegócio pode contribuir com várias operações do campo, aumentando a qualidade, rastreabilidade, organização e, inclusive, no que diz respeito à alimentação segura, fato de muita importância para o setor.

Esse é um recurso que pode revolucionar toda a cadeia de produtividade agrícola, desde a produção, de fato, até o modo de transporte e comercialização alimentícia. Ou seja, é possível monitorar o que é produzido e visualizar inconsistências ou fraudes.

Por exemplo, cortes, inseminação, alimentação e cuidado com os animais, além da refrigeração, tempo de produção, clima e o ato de colocar o produto à venda, são procedimentos que podem ser monitorados com o blockchain no agronegócio, sem que haja alterações dos dados.

Dessa forma, o setor tem experimentado a tecnologia nas suas linhas produtivas com o objetivo de oferecer mais confiança e transparência às exigências do consumidor. Afinal, cada vez mais tem-se falado sobre como está em alta a busca por maior segurança e mais informações daquilo que se consome.

Por fim, se o blockchain no agronegócio é muito promissor para o setor, mas ainda está em fase de experimentação, muitas outras novidades já estão sendo aplicadas no campo.

É o caso dos tratores da New Holland, que são equipados com o que há de mais moderno no mercado, agilizando e organizando as operações e otimizando o tempo de produção. E você consegue adquirir uma máquina dessa com as melhores condições através  do consórcio. Que tal fazer uma simulação para conferir?

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!