A agricultura familiar precisa lidar com vários desafios, e um deles é saber como se inovar. Quer algumas dicas para isso? Confira neste blog post!
A agricultura familiar pode ser considerada um negócio, assim como todos os outros. Desta maneira, também precisa se atualizar e inovar. E a tecnologia está aí para auxiliar a todos que necessitam e desejam expandir.
Aliando a tecnologia à agricultura familiar, é possível melhorar a gestão da propriedade, automatizar tarefas e aumentar a produtividade. Por isso, não deve ser ignorada.
Se você está em busca de novidades para a fazenda da família, confira 5 dicas de como inovar na agricultura familiar.
1. Una forças com cooperativas ou associações
Cooperativas e associações são importantes no processo de crescimento da agricultura familiar. Elas contribuem diretamente no fortalecimento do setor e possibilitam parcerias entre produtores. Além disso, muitas oferecem linhas de crédito especiais e cursos profissionalizantes ou acompanhamento técnico.
2. Use softwares de gestão rural
Os softwares, ou programas específicos de gestão, auxiliam o produtor a partir da geração de dados sobre sua fazenda. Das atividades de plantio, manejo, colheita e até controle financeiro, eles dão informações precisas que podem ser utilizadas nas tomadas de decisões. Com isso, contribuem para uma gestão orientada, tornando o negócio mais eficiente e rentável.
3. Aposte em recursos de análise meteorológica
A meteorologia é essencial na agricultura familiar. Por exemplo, chuvas torrenciais ou estiagens podem afetar diretamente a quantidade e qualidade da produção. Sendo assim, ter uma previsibilidade meteorológica é imprescindível para o gestor da fazenda.
Com a ajuda de equipamentos conectados a satélites, é possível monitorar e analisar alterações climáticas. Desta maneira fica mais fácil planejar a plantação de cada cultura.
4. Estude utilizar a agricultura de precisão
A agricultura de precisão utiliza da tecnologia da informação para coletar dados e realizar o acompanhamento da variabilidade do clima e do solo. Hoje em dia, este recurso está cada vez mais auxiliando a agricultura familiar a melhorar a plantação.
Um exemplo disso é o uso de tecnologia para a aplicação de fertilizantes. Com o auxílio do GPS, o trator pode aplicar soluções diferenciadas para cada lote da propriedade. Desta maneira, somente os talhões que apresentam problemas recebem uma quantia maior do produto.
5. Invista em maquinários e equipamentos mais modernos
Os maquinários e equipamentos são um bom exemplo de como inovar na agricultura familiar. Isso porque a tecnologia atual que oferecem pode potencializar a produção de uma determinada fazenda.
Seja para a preparação da terra, plantação ou colheita, com certeza existem insumos capazes de facilitar as atividades do dia a dia no campo.
É claro que, para isso, é necessário certo investimento. Neste caso, o consórcio se apresenta como uma boa opção. Por ser nos moldes de uma compra programada, o agricultor tem a oportunidade de investir em maquinários sem precisar se descapitalizar para isso. É que com o consórcio não é necessário dar entrada ou adiantamento, basta pagar as prestações mensais e aguardar ser contemplado.
---
Um dos principais benefícios que a inovação traz à agricultura familiar é o retorno econômico. Desta maneira, proporciona diretamente o aumento da renda e melhor bem-estar a seus dependentes.
Outra vantagem é que ela também contribui para a adoção de práticas que resultam num melhor uso dos recursos naturais. E desta maneira a produção familiar fica cada vez mais sustentável ambientalmente.
Gostou deste artigo? Confira muitos outros conteúdos relacionados a esse tema em nosso blog!