Desde que a tecnologia chegou à agricultura muita coisa mudou. E são muitas as vantagens que ela proporcionou ao campo. Confira mais sobre o tema!
Imagine o mundo sem qualquer tecnologia. É praticamente impossível pensar nisso, não é mesmo? E ela não se restringe apenas às indústrias nas cidades. A tecnologia também é aplicável ao campo e à produção agro.
O uso de sistemas integrados, robótica e sensores têm revolucionado os mais diversos tipos de processos agrícolas. O resultado direto é a melhora dos ganhos de produtividade no campo, facilitando a gestão e diminuindo diversos custos para o produtor.
Mas a tecnologia na agricultura vai muito além disso. Quer saber mais? Continue com a gente e descubra! Boa leitura.
Tecnologia na agricultura e suas aplicações no dia a dia
Cada vez mais ferramentas tecnológicas são incorporadas à rotina do campo. A agricultura digital é um exemplo disso. Ela usa a informática para otimizar o manejo e a gestão do campo.
Outra prática que podemos citar é o melhoramento genético, que seleciona ou modifica o material genético de um ser vivo. Frutas sem sementes, como a melancia, são resultados desse melhoramento, por exemplo.
Temos ainda a biotecnologia, que possibilita modificar diretamente o DNA dos organismos, neste caso ajudando no aumento da produção.
No que diz respeito ao monitoramento aéreo, o uso de sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla GPS, e de drones possibilitou um acompanhamento em tempo real e muito mais preciso.
A agricultura 3.0 e 4.0 e os avanços no campo
Toda essa evolução da tecnologia na agricultura vem aumentando ano a ano. Um exemplo disso é o que chamamos de agricultura 3.0, que tem como característica o uso de GPS para detectar e manejar variações de acordo com a necessidade de cada local. Com ela, passou a ser possível fazer diferentes recomendações para adubação, irrigação etc.
Já a agricultura 4.0 vem em seguida para incorporar a automação e a conectividade. Máquinas, drones, robôs e veículos autônomos são utilizados para gerar dados. Isso permite ao agricultor muito mais informações sobre suas terras, facilitando a tomada de decisão. Ao mesmo tempo, surgem muitas oportunidades de negócio e incremento da produtividade.
Benefícios que a tecnologia traz ao ser utilizada na agricultura
Entre os benefícios do uso da tecnologia na agricultura podemos destacar:
-
Aumento da produtividade, já que é possível detectar os gargalos na produção com precisão e antecedência;
-
Reduz os impactos negativos no meio ambiente, pois diminui o consumo de água, fertilizantes e pesticidas;
-
Facilita a comunicação entre produtor, operadores, administradores, agrônomos etc com o uso de celulares e ferramentas de internet;
-
Diminui custos na manutenção da lavoura, uma vez que detecta a escassez de nutrientes no solo e apresenta de maneira assertiva a quantidade de nutrientes e fertilizantes que precisam ser adicionados;
-
Reduz riscos de perdas com eventos climáticos, pragas e desastres naturais, por meio de sistemas de monitoramento e de informação acessíveis.
Uma coisa é fato: a tecnologia na agricultura tem um importante papel no avanço do setor nos próximos anos. E ainda vamos ver muitas outras revoluções no campo!
Continue se aprofundando no tema em nosso blog post agricultura de precisão e saiba como ela está revolucionando as plantações.