Mundo Agrícola

Vantagens da agricultura de precisão

14 Nov 19
2 min
01

A tecnologia vem mudando nossas vidas dia a dia, e sua influência na agricultura não é diferente. Saiba como a agricultura de precisão está revolucionando o campo!


Os avanços tecnológicos estão revolucionando o nosso cotidiano, facilitando tarefas que até então demoravam muito para serem executadas. Inclusive, o homem do campo conta hoje com ferramentas que transformam dados em informação, melhorando a sua produtividade. É assim que chegamos ao tema deste artigo: a agricultura de precisão!

Este modelo utiliza as máquinas, as tecnologias e o controle do agricultor para monitorar as informações da área plantada. Com isso, o produtor tem em mãos um raio-X da produção e pode, baseado em números, tomar decisões mais assertivas.

A aplicação da agricultura de precisão busca otimizar os resultados, gerando mais retorno com uso de menos recursos. Todas as informações sobre o aspecto do solo, a quantidade de fertilizantes e o controle de pragas, por exemplo, são usados em conjunto.

Os dados coletados pelas máquinas é que determinarão a melhor escolha a ser feita.

Isso tem cada vez mais despertado os olhares tanto de produtores, quanto de compradores. Até porque velhas práticas da agricultura se destacam negativamente por poluir e desmatar, prejudicando o meio ambiente.

Vantagens da agricultura de precisão

Todo esse controle sobre a produção tem apresentado inúmeras vantagens para o produtor. Conheça algumas delas:

Menor dano ao solo e ao meio ambiente

A agricultura de precisão contribui para um melhor aproveitamento do solo e controle de pragas. A utilização das novas técnicas evita ainda que as máquinas apliquem defensivos mais de uma vez no mesmo lugar. Ou, ainda, nas áreas próximas de reservas ambientais.

Outro ponto de destaque é a eficiência do uso da água, por meio de um planejamento de semeaduras, facilitando a retenção de enxurradas.

Produtividade ampliada

Uma vez que a agricultura de precisão usa dados para apontar qual é a melhor hora de adubar, plantar e colher, o aumento da produtividade é consequente. Além disso, também auxilia na identificação de qual parte da área plantada produz mais ou necessita de maior pulverização, por exemplo.

Redução do desperdício de insumos

Alguns equipamentos já existentes identificam áreas com ervas daninhas, possibilitando a aplicação de defensivos apenas nos territórios afetados. Isso faz com que o produtor evite gastos excessivos com produtos químicos, causando menos impacto ao meio ambiente.

Mobilidade

Imagine que o proprietário de uma plantação de soja precise observar in loco como está a produção em suas terras. Não é algo prático, certo? A agricultura de precisão auxilia nisso a partir do uso de drones, câmeras e mecanismos de automação, que informam tudo em tempo real. E um detalhe importante: em qualquer lugar!

Maior competitividade

Com consumidores cada vez mais conscientes, a agricultura de precisão contribui para melhorar a imagem do produtor no mercado. Já que ela garante uma produção sustentável, é possível usar este argumento para melhorar o relacionamento com os clientes. Ao mesmo tempo em que aumenta a lucratividade, é claro.

Está pensando em implementar a agricultura de precisão na sua produção? Então, faça uma simulação com o Consórcio New Holland e veja como é fácil adquirir o maquinário certo em um excelente negócio!


Por New Holland
Oferecemos os melhores consórcios automóveis do mercado, trabalhando há mais de 25 anos no mercado.

Fique por dentro de nossas novidades!