Está pensando na possibilidade de iniciar no plantio de trigo, mas não sabe por onde começar? Temos a solução! Confira as dicas deste artigo, elas podem ajudar!
O trigo é um dos cereais mais consumidos no mundo e está presente em boa parte dos alimentos presentes em nossa mesa. Só para se ter uma ideia da demanda, foram produzidos no Brasil 5,2 milhões de toneladas de trigo em 2019, de acordo com o IBGE. Aliás, nosso país é um dos que mais produz, consome e exporta o cereal.
Pela alta demanda e outros fatores, o plantio de trigo é uma excelente oportunidade de negócio para o agricultor.
Tem interesse nesta cultura, mas não sabe por onde começar? Confira algumas dicas para plantio de trigo que podem ajudá-lo!
Como plantar trigo?
1. Avalie as condições
Por ser uma cultura de inverno, o plantio de trigo é indicado para regiões mais frias, como no Sul do país. É que nessas condições ele amadurece melhor. Outra recomendação é que a semeadura seja feita no mês de maio, em solos não compactados e bastante férteis.
2. Faça a análise do solo
A análise do solo vai indicar se ele necessita de correção ou fertilizantes na área do plantio de trigo. Ele é feita conforme o nível de cada elemento, sendo recomendada a utilização de manuais ou indicações técnicas para cada região do país.
No caso do plantio direto, a orientação de amostragem é de 0-10 cm, podendo chegar a 20 cm de profundidade. Já para o convencional é de 0-20 cm.
3. Corrija com calcário
É necessário ter a interpretação da análise de solo, com as recomendações para cada região, para determinar se a área precisa de calagem e qual quantidade utilizar.
4. Adube e prepare o solo
A indicação é que a adubação seja feita com nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) e micronutrientes específicos para a cultura do trigo.
No entanto, para cada estado existe uma indicação de nitrogênio, que leva em consideração variáveis do solo, clima ou cultura anterior. Em caso de dúvidas, um engenheiro agrônomo deve ser consultado.
5. Plante no limpo
Para fazer o plantio de trigo é necessário fazer um planejamento para o controle de plantas daninhas em sua lavoura. Isso porque as plântulas desta cultura são muito sensíveis à competição.
Fique atento: nos primeiros 45 a 50 dias após a semeadura do grão, até uma pequena quantidade de ervas daninhas pode afetar o crescimento dele, comprometendo consequentemente a produtividade.
6. Semeie com os cultivares e espaçamentos corretos
Escolha sementes tolerantes a pragas e doenças, e não esqueça que ela pode influenciar diretamente no estabelecimento da cultura. Em relação ao espaçamento, o melhor é aquele em que a planta tem ótimo aproveitamento e consegue mostrar suas características.
O mais indicado é que o espaçamento seja entre linhas de 17 a 20 cm, com profundidade de semeadura de 2 a 5 cm.
7. Planeje acompanhamento e colheita
O plantio de trigo deve ser feito com um bom planejamento, com todas suas etapas acompanhadas de perto. Dessa forma a tomada de decisão, do plantio à comercialização, pode ser mais assertiva.
Qualquer detalhe pode fazer muita diferença na hora de produzir, por isso é necessário que você tenha todas as informações de sua lavoura registradas.
Agora que você já sabe mais sobre o plantio de trigo, que tal aprender sobre outras culturas? No blog do Consórcio New Holland tem uma série especial de posts, confira!