Você quer saber como funciona o processo da compra de um trator e o que levar em conta na hora de escolher um modelo? Então, confira as dicas deste blog post!
Comprar um trator ideal envolve muita pesquisa, já que estamos falando de um bem de valor elevado. Por isso, essa compra deve ser muito bem planejada.
Com tanta oferta no mercado, fica até difícil saber qual o modelo mais adequado para sua necessidade. Se você quer entender como comprar um trator este blog post pode te ajudar!
Vamos falar sobre o que deve ser levado em conta ao escolher um modelo e, principalmente, qual forma de pagamento optar ao ter certeza do modelo mais adequado. Boa leitura!
O que pesquisar ao comprar um trator
Antes de comprar um trator é preciso fazer uma pesquisa minuciosa. Entre os itens que devem ser lembrados estão:
Tipos e marcas de trator
Escolha o tipo de trator mais adequado para sua necessidade, levando sempre em conta as especificações técnicas do equipamento e a tecnologia que ele oferece. Avalie também se ele é compatível para o tipo de solo e cultura que irá plantar.
Além disso, procure por uma marca de confiança no mercado. Avalie a rede de assistência técnica dela, se o custo de manutenção é viável e se as peças de reposição são fáceis de encontrar. Nesse quesito, também vale pesquisar o consumo de combustível e o valor de revenda.
Função do trator
Você precisa de uma colheitadeira ou pulverizadora? Então, entender bem qual a real necessidade vai ajudar você a definir o melhor tipo de equipamento. Máquinas agrícolas não são todas iguais. Por isso, para comprar um trator, pesquise sua função, potência e tamanho de área que ela atende.
Avalie os custos
Comprar um trator envolve mais do que o valor que você irá pagar por ele. Será preciso colocar na planilha os custos com combustível, impostos, manutenção e possíveis troca de peças.
Sem falar que uma máquina parada pode ter um custo ainda maior para sua fazenda. Pensando nisso tudo, é importante que você escolha o modelo com o melhor custo-benefício do mercado.
Pense no pagamento do novo trator
Para finalizar, é importante que antes de fechar negócio o produtor rural analise as condições de pagamento ao comprar um trator.
Você pode optar, por exemplo, pelo empréstimo. O problema é que essa modalidade tem alta incidência de juros e deve ser muito bem analisada.
Outra forma de ter dinheiro suficiente é recorrer ao financiamento. Com ele, o número de prestações pode ser maiores que do empréstimo. No entanto, além de também ter juros, as exigências de garantias e entrada podem acabar desestimulando o comprador.
Por fim, temos um modelo de aquisição bastante conhecido e que cada vez mais ganha espaço no meio rural: o consórcio. Uma de suas vantagens é justamente não ter a cobrança de juros nas parcelas.
O consórcio é uma maneira segura e prática de adquirir um bem e conta com planos e prazos para todo tipo de necessidade. Basta assinar o contrato e pagar as parcelas para estar concorrendo ao sorteio mensal que dá direito à carta de crédito.
Por isso, ele é uma excelente opção para produtores que precisam comprar um trator, mas não tem urgência para isso. Assim, a compra ocorre de maneira programada e mais bem planejada.
Agora que você já conhece dicas de como comprar um trator, aproveite para fazer a simulação para o seu consórcio New Holland em nosso site!