Cases

Como as máquinas interferem na produtividade agrícola?

19 Apr 24
3 min
01

Quer modernizar a sua fazenda, mas não sabe quais são as melhores máquinas para produtividade agrícola? Descubra o seu impacto e as opções ideais, aqui!

Desde que as máquinas para produtividade agrícola surgiram na Revolução Industrial, a agricultura atingiu outro patamar. Com elas, o homem conseguiu alcançar marcas tanto no processo de plantio quanto de colheita até então inimagináveis.

E, hoje em dia, é difícil pensar em um campo sem tecnologia. Na verdade, ela virou uma aliada fundamental. A modernização das fazendas, hoje, já engloba o uso de equipamentos altamente eficientes, como sensores, drones, câmeras etc.

Quer saber as vantagens que isso pode trazer para a sua fazenda? Confira neste blog post.

Qual é o impacto do maquinário para produtividade agrícola?

Mais agilidade

Imagine uma lavoura de café de 50 hectares em que a colheita é feita manualmente. Os trabalhadores poderiam levar até dois meses para retirar todos os frutos. Enquanto isso, com a mecanização, esse mesmo trabalho pode ser feito em apenas duas semanas.

É essa agilidade o grande diferencial das máquinas para produtividade agrícola. Com elas, o agricultor pode colher a safra dentro do prazo, saindo na frente dos concorrentes.

Menos desperdício

Podemos dizer que o maquinário para produtividade agrícola reduz o desperdício em quase todas as etapas da plantação. A primeira é no plantio, já que semeadoras jogam só a quantia necessária de sementes no chão. Assim, as pulverizadoras dosam a quantidade de defensivos certa, provendo maior eficiência. Já na colheita, as máquinas conseguem não apenas retirar os grãos, como também limpá-los.

Redução de custos operacionais

Quando há menos desperdício de insumos e produção, consequentemente podemos dizer que os custos operacionais tendem a diminuir. Mas o uso de maquinários vai além!

Embora o investimento nesse tipo de equipamento seja alto, ele é vantajoso se comparado à contratação de mão de obra e tempo de operação. Por exemplo, dependendo da cultura, uma máquina equivale ao trabalho de 120 homens.

Ou seja, quando o retorno é analisado, o investimento em modernização vale muito a pena.

Opções de máquinas agrícolas de qualidade

São várias as máquinas para produtividade agrícola. Conheça melhor cada uma delas:

Tratores

No início eles tinham como única função arar o solo, porém as novas tecnologias permitiram realizar outras atividades, como a aplicação de fertilizantes. Hoje, é possível encontrar até mesmo veículos autônomos, capazes de realizar sozinhos as operações na lavoura.

Semeadoras

São responsáveis pela abertura e distribuição das sementes no solo. O mercado oferece ainda modelos que realizam a função de maneira precisa e em maior quantidade.

Pulverizadores

Tem como função aplicar defensivos e/ou fertilizantes, na quantia certa, sobre determinado plantio. É possível encontrar desde modelos costais, em que há a intervenção humana, até os automotrizes, que podem ser controlados remotamente.

Colheitadeiras (ou colhedoras)

São capazes de colher, separar e limpar os grãos de diversas espécies de cereais e grãos. Podem ser automotrizes, tracionadas e de arrasto.

Referência no mercado, a New Holland produz máquinas de produtividade agrícola para diferentes necessidades. São tratores, colheitadeiras, pulverizadores que aliam tecnologia e ótimo custo-benefício. Os equipamentos focam na inovação e sustentabilidade, ajudando o agricultor a trabalhar de forma eficiente e rentável.

Confira toda a linha de produtos no site do Consórcio New Holland.

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!