Educação Financeira

Como planejar a compra de novos tratores?

18 Apr 24
3 min
01

Quer renovar os implementos agrícolas de sua fazenda, mas tem dúvida sobre como se planejar para a compra? Confira as dicas que listamos neste blog post!

A compra de maquinários e implementos agrícolas envolve altos custos e, por esse motivo, o planejamento para realizá-la é uma etapa importante.

Se você precisa comprar trator para sua fazenda, mas ainda não sabe por onde começar a se organizar para isso, confira neste blog post um passo a passo detalhado.

Como fazer o planejamento de uma nova compra de tratores

Abaixo, vamos apresentar algumas dicas importantes para a compra de tratores. Se você está pensando em fazer uma nova aquisição, leve-as em consideração.

Mapeie quais implementos precisam ser renovados

Faça uma análise de quais as condições de todos os implementos que você dispõe em sua fazenda. Quais precisam ser trocados com maior urgência? Há algum outro maquinário que pode aguardar mais um tempo para ser substituído? Ao ter claramente qual a condição do estado de cada um você conseguirá tomar uma decisão mais assertiva sobre a renovação de seus implementos.

Entenda as necessidades da sua lavoura

Nesta etapa, é importante que alguns aspectos sejam levados em conta, já que é preciso comprar um trator que se adeque às suas necessidades. Pense no tipo e porte de lavoura, as condições do terreno e potencial econômico que ele oferece. Ao ter todas as informações em mãos, você chegará, sem dúvidas, ao modelo que mais lhe atende.

Lembre-se que uma escolha errada pode comprometer não só a produtividade de sua fazenda, mas também o caixa dela. Ou seja, o prejuízo pode ser dobrado.

Defina prazos e orçamentos

Comprar um trator significa que uma parte do seu dinheiro será retirada do seu caixa. E, por este motivo, que a decisão não deve ser tomada por impulso. 

Leve em consideração quanto ele vai custar e em quanto tempo você vai conseguir pagar a dívida. Além disso, calcule o valor de depreciação do modelo e a manutenção que ele exige. Ao colocar tudo na ponta do lápis será possível ter uma noção do total do investimento.

Pesquise os modelos

Agora que você já levantou quais as necessidades de sua lavoura, está na hora de pesquisar qual o melhor modelo para sua fazenda. Alguns fatores não devem ser deixados para trás, como:

  • Potência;
  • Torque máximo;
  • Tipo de chassi;
  • Reserva de torque;
  • Transmissão;
  • Alimentação de ar do motor;
  • Consumo de combustível;
  • Conforto e condições da cabine;
  • Sistema de locomoção.

Escolha a forma de pagamento mais vantajosa

Como se trata da compra de um bem de maior valor, é importante optar pela forma de pagamento que mais se adeque à sua realidade financeira.

Modalidades que envolvem o pagamento de juros podem pesar no bolso, e até dobrar o preço do trator, por isso, é fundamental estudar cada situação.

Consórcio como alternativa

O consórcio pode ser uma boa alternativa para quem precisa comprar um trator, mas não dispõe de todo o valor em mãos. Ele também é indicado para quem pode aguardar algum tempo até fazer a troca do implemento.

A partir da reunião de pessoas que buscam comprar um bem em comum, o consórcio funciona como se fosse uma poupança conjunta. Todos os meses os participantes contribuem com um determinado valor. Quem tem sua cota sorteada já está liberado para fazer a compra do trator desejado. A grande vantagem é que não há a incidência de juros nas parcelas.

É uma excelente maneira de você conseguir se programar e trocar seus implementos de maneira organizada e planejada.

Que tal aproveitar para fazer uma simulação no site do Consórcio New Holland? É rápido e fácil!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!