Dicas da New Holland

Entenda as vantagens e aprenda a fazer rotação de culturas

25 Apr 24
3 min
01

Está pensando a possibilidade de iniciar o plantio com rotação de culturas, mas não sabe como fazer e o que é preciso para começar? Leia dicas neste blog post!

A rotação de culturas é uma prática que melhora a qualidade do solo, evita pragas e se diferencia da monocultura em muitos aspectos.

Se você está pensando nesta possibilidade para a sua fazenda, confira as vantagens que o método oferece e como é a sua aplicação. Boa leitura!

Rotação de culturas x monocultura

A rotação de culturas consiste na alternância ordenada de diferentes culturas, aplicadas na mesma área e estação do ano e em determinado espaço de tempo (ciclo). Com isso, o agricultor consegue alternar regularmente o cultivo de diferentes espécies vegetais em sua propriedade.

Já a monocultura é o cultivo de uma única cultura durante várias safras. Ela também pode ser uma sucessão de culturas, em que há a alternância entre duas culturas na mesma área, cada uma cultivada em determinada estação do ano (safra e entressafra). Este método tende a provocar a degradação física, biológica e química do solo. Além disso, ao favorecer o desenvolvimento de pragas e doenças, pode provocar a queda de produtividade.

Quais são as vantagens da rotação de culturas?

A rotação de culturas apresenta muitas vantagens, dentre elas a melhora física, química e biológico do solo; o que influencia diretamente no controle das plantas daninhas, pragas e doenças na plantação. Com ela, a compactação do solo é evitada e há melhor infiltração da água.

Ao fazer a rotação, coloca-se uma espécie com exigência em nutrientes, folhas e raízes da espécie anterior. E isso pode ajudar, inclusive, em uma melhor produtividade.

Como iniciar a rotação de culturas?

Entenda os períodos de troca

A prática da rotação vai além da troca de culturas de modo arbitrário. Deve-se levar em conta os períodos das plantações, alternando a distribuição no terreno e escalonando as diferentes plantações.

Escolha com atenção as espécies

As espécies que possuem bastante biomassa incorporam mais matéria orgânica ao solo e contribuem na cobertura vegetal, evitando erosão. Já aquelas de adubação verde melhoram as condições do solo, afastando pragas e doenças. Tem ainda as com aproveitamento de nutrientes diferentes e que possibilitam a venda do produto em si, ajudando na renda direta.

Opte por aquelas que trarão renda e sejam de crescimento rápido, mas não se esqueça de fazer todas as operações do plantio e a manutenção corretamente.

Planeje a rotação de culturas

Planejar bem a rotação de culturas faz com que o agricultor consiga definir o que deve ser feito a cada ano. Com isso, ele terá uma estimativa possível das despesas e retornos gerais que podem ser esperados.

Com ele, também é possível proteger e aproveitar materiais, como sementes e fertilizantes, antes do vencimento.

É importante ainda que o agricultor faça uso das demais tecnologias à disposição, como:

  • Qualidade e tratamento das sementes;
  • Uso de defensivos para controle de plantas daninhas, pragas e doenças;
  • Técnicas específicas para controle de erosão;
  • Calagem e adubação.

Gostou de conhecer mais sobre as vantagens da rotação de culturas? No blog do Consórcio New Holland, você encontra outros conteúdos para os desafios do dia a dia do agricultor.

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!