Embora seja muito vantajosa, alguns agricultores ainda têm dúvidas em relação à adubação verde. Para saber mais sobre esta técnica, clique aqui e descubra!
A adubação verde é uma técnica usada há tempos na agricultura, e com ótimos resultados. Há mais de 2 mil anos, ela já era utilizada por chineses, gregos e romanos.
No Brasil, o Estado de São Paulo iniciou com a prática. Os primeiros estudos foram feitos pelo Instituto Agronômico de Campinas, e os impactos foram bastante positivos.
Entre muitas vantagens, este tipo de adubação pode resultar em maior teor de nitrogênio no solo. Por isso e muito mais, tem perdurado até os dias de hoje.
Quer aprender mais sobre adubação verde e como aplicar em sua fazenda? Então, siga a leitura deste blog post!
O que é a adubação verde?
A técnica de fazer o adubo verde consiste em utilizar plantas, geralmente leguminosas, na incorporação do solo.
As espécies mais usadas para isso possuem características que contribuem com a próxima lavoura, de alguma forma. Elas também estimulam a população de fungos micorrízicos, os microrganismos que aumentam a absorção de água e nutrientes pelas raízes.
Desta maneira, a adubação verde ajuda na fertilidade, já que recupera os solos degradados por cultivos intensos e manejo falho.
Quais são os benefícios da adubação verde?
São vários os benefícios para quem opta pela adubação verde. Confira:
Fertilidade do solo
Incorporação de nitrogênio
As bactérias fixadoras de nitrogênio ficam nos nódulos das raízes de plantas leguminosas. Como elas captam o nitrogênio da atmosfera e transferem às plantas, apresentam elevados teores deste elemento. Quanto maior o nível de nitrogênio na terra, menor é a necessidade de adubação química, baixando o custo de implantação e manutenção da próxima cultura.
Reciclagem de nutrientes
Durante a decomposição das plantas, os nutrientes são liberados para camadas superficiais do solo, deixando-os disponíveis para as culturas subsequentes.
Física do solo
Controle de erosão
A cobertura vegetal das leguminosas voltadas para adubação verde reduz a exposição do solo às intempéries climáticas, como chuvas e fortes ventos. Isso significa que ela também diminui a perda de água no solo nas camadas superficiais. Dessa forma, a compactação do solo é reduzida à medida que raízes e rizomas do ciclo das leguminosas se desenvolvem.
Aumento da matéria orgânica
Com o aumento da matéria orgânica do solo, há a estabilidade de agregados, densidade do solo e retenção de água.
Controle de doenças e plantas daninhas
- Como as leguminosas usadas para adubo verde são diferentes da cultura principal, sua implantação ajuda na diminuição de pragas agrícolas;
- As plantas daninhas no campo também são reduzidas, já que existe um bloqueio da luz solar devido à barreira física que elas criam.
Como aplicar adubação verde na minha fazenda?
Você pode aplicar o adubo verde de três maneiras:
Pré-cultivo ou rotação de culturas em consórcio
É quando a adubação verde é utilizada antes ou depois de uma cultura para melhorar a terra, preparando-a para o próximo plantio.
Consórcio
Pode ser feito o plantio conjunto da cultura e da planta escolhida como adubo verde. Em seguida, ocorre o corte e deposição do material sobre o solo para fornecer os nutrientes.
Em faixas
É quando são cultivadas faixas de leguminosas separando talhões de culturas, sendo estas podadas frequentemente para adubar as demais espécies.
Viu como é benéfico investir na adubação verde? Se você gostou deste assunto e/ou quer saber mais sobre outras técnicas de plantio, visite o blog do Consórcio New Holland.