Dicas da New Holland

Por que usar GPS em máquinas agrícolas?

26 Apr 24
3 min
01

A tecnologia, quando aliada à agricultura, pode trazer melhores resultados para na produção. Saiba como o GPS em máquinas agrícolas pode ser um grande aliado.

A tecnologia potencializa a agricultura de muitas formas, facilitando o dia a dia na fazenda e contribuindo para a produtividade. Inclusive, uma das ferramentas disponíveis no mercado, e que cada vez mais ocupa espaço nas lavouras, é o GPS em máquinas agrícolas.

Quer saber mais como utilizar este equipamento e que vantagens ele pode oferecer a você? Confira nosso blog post!

Quais as vantagens do uso de GPS em máquinas agrícolas?

São muitas as vantagens do uso de GPS em máquinas agrícolas. Entre elas, destacamos:

  • Auxílio na utilização correta de água e terra;
  • Controle remoto das máquinas e aperfeiçoamento das etapas de plantio e colheita;
  • Diminuição das paradas, uma vez que elas não dependem mais dos seres humanos;
  • Redução dos exageros na aplicação de defensivos;
  • Uso de um projeto de irrigação mais adequado à propriedade, gerando economia;
  • Elaboração de um mapa da área de produção com riqueza de detalhes.

Como utilizar o GPS na agricultura?

1. Acompanhamento em tempo real

Com o GPS em máquinas agrícolas, é possível acompanhar em tempo real tudo o que está ocorrendo na lavoura. Por exemplo, o agricultor consegue monitorar as operações de pulverização, além de contar com mapas estáticos sobre as condições da plantação.

2. Controle da semeadura

Quando há falhas na introdução da semente na terra, dificilmente elas são corrigidas mais tarde com a planta. É aí que entra a ação do GPS, de direcionar as máquinas para que a semeadura ocorreocorra paralelamente, dispensando inclusive o marcador de linha. Esse tipo de recurso é bastante útil em atividades noturnas, sendo que o operador só precisa monitorar o seu desempenho.

3. Qualidade na colheita

A velocidade das colheitadeiras também é um fator importante a ser controlado para manter a qualidade dos grãos colhidos. Quando monitorada por GPS, o agricultor evita quebras e injúrias que podem provocar possíveis danos, diminuindo o valor do material.

4. Precisão na pulverização

Uma pulverização bem feita depende da velocidade do vento, da umidade, da temperatura, da escolha e da regulagem dos bicos, da altura da barra e da preparação correta da calda. Ainda é preciso levar em conta a velocidade de operação e o trajeto. Neste contexto, o uso do GPS em máquinas agrícolas permite ao operador fazer a pulverização com exatidão. Com isso, é possível economizar tanto combustível quanto produtos químicos.

5. Aplicação de fertilizantes

Quando uma adubação é mal feita, ela pode resultar na queda acentuada da produtividade e desperdício de nutrientes. Já a superdosagem pode devastar a plantação. Quando aplicado de menos, pode deixar as plantas vulneráveis aos ataques de pragas. É por isso que o GPS vem como um aliado na aplicação de fertilizantes. Com ele, você toma decisões precisas de quanto e onde usar o produto, uma vez que tudo é feito com o auxílio de dados concretos.

6. Mapas de fertilidade

Esta é uma das maiores invenções dos últimos anos na agricultura, e que só é possível com o auxílio do GPS agrícola. O grid amostral depende de exatidão nas coletas para obter a análise correta da sociedade. Assim, um melhor aproveitamento dos recursos acontece por causa das aplicações em taxas variáveis. O resultado disso é uma economia dos insumos.

Quer mais conteúdo sobre máquinas agrícolas? Visite o blog do Consórcio New Holland!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!