Educação Financeira

Quais são as vantagens do consórcio de trator?

16 Apr 24
3 min
01

Está precisando investir em uma máquina nova, mas ainda tem dúvidas quanto ao consórcio? Então, conheça todas as vantagens que ele oferece neste blog post.

Você conhece as vantagens do consórcio de trator? Essa modalidade é ideal para quem precisa investir em maquinário agrícola, mas não dispõe de toda quantia para isso.

O consórcio de máquinas agrícolas é seguro e vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Administradores de Consórcio, entre 2015 e 2019, o número de participantes teve crescimento de 67%.

Se você ainda tem dúvidas quanto ao consórcio de trator, neste blog post apresentamos suas vantagens e explicamos como ele funciona. Confira!

Como funciona o consórcio de trator?

O consórcio de trator funciona de maneira bastante similar aos demais consórcios. O que muda é apenas o bem desejado, neste caso o trator. Ou seja, pessoas com a mesma intenção de compra se reúnem em um grupo e passam a contribuir com parcelas mensais.

O valor arrecadado forma uma espécie de poupança comum. A cada mês, um participante recebe o direito de usar o montante arrecadado para comprar seu trator. Para isso, todos concorrem igualmente a um sorteio.

Quais as vantagens do consórcio de trator?

Sem valor de entrada

Uma das vantagens do consórcio de trator é que não exige por parte do participante qualquer valor de entrada. Basta que o interessado procure uma administradora de consórcio de confiança, escolha o plano que mais se adequa a sua realidade e assine o contrato. A partir daí é só pagar as prestações mensais e aguardar ter seu número sorteado.

Parcelamento integral

O valor total do trator é parcelado de forma integral e você é que escolhe o plano com a quantidade de mensalidades. Dependendo das condições, é possível contratar consórcio com até 100 meses de duração. Isso significa que o valor total do seu maquinário será dividido por esse período. Sem dúvida facilita muito mais a renovação da frota, não é mesmo?

Parcelas sem juros

A ausência de juros nas parcelas é mais uma das vantagens do consórcio de trator. E como isso acontece? Lembra que no início falamos que o consórcio é formado por um grupo de pessoas que contribuem mensalmente? Com isso, elas se autofinanciam e não precisam recorrer a empréstimos.

Existe uma taxa de administração cobrada pela empresa que organiza o consórcio, mas é bem inferior aos juros cobrados pelas instituições bancárias. Por isso, essa modalidade é muito acessível e econômica para conquistar bens de maior valor.

Flexibilidade no uso do crédito

Vamos dizer que você está no meio de seu consórcio e seus planos mudam. Não tem problema! A flexibilidade no uso do crédito também é uma das vantagens do consórcio de trator

Isso porque o consorciado pode adquirir qualquer bem pertencente à categoria de seu grupo de consórcio. Não precisa mais do trator? Você pode optar por comprar outro implemento agrícola ou até um caminhão. Dessa forma, o importante é sempre ler com cuidado o contrato e se certificar de todas as condições estabelecidas.

Bens com valores atualizados

Para que todos os participantes do consórcio tenham o mesmo poder de compra do primeiro ao último mês do plano, os valores dos bens são reajustados. Os cálculos são feitos pela administradora e repassados aos participantes.

Os critérios dos reajustes devem sempre constar em contrato, por isso é importante conferir todas as condições antes de assinar o documento.

Possibilidade de antecipação da contemplação

Por fim, mais uma das vantagens do consórcio de trator, é poder antecipar a contemplação através de lances. Além do sorteio, essa é outra forma de você conseguir sua carta de crédito. Para isso, basta oferecer um valor como antecipação das prestações. Quem oferece o maior valor é contemplado e pode comprar o trator desejado.

Agora que você sabe de todas as vantagens do consórcio de trator, queremos apresentar o Consórcio New Holland. Faça uma simulação em nosso site e veja como é fácil ter um novo implemento agrícola em sua fazenda!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!