Dicas da New Holland

Vantagens e desvantagens de comprar um trator usado

24 Apr 24
3 min
01

Você está em dúvida se compra um equipamento usado ou investe em um novo? Confira neste blog post algumas dicas que podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

A compra de implementos agrícolas usados pode ser uma opção para quem está pensando em renovar os tratores, porém com um menor investimento. Apesar de ser uma prática comum, é importante avaliar todos os pontos antes de comprar um trator usado.

E é exatamente isso que apresentamos neste blog post. Assim, você vai poder avaliar diferentes aspectos e tirar a melhor conclusão sobre o assunto. Boa leitura!

Vantagens e desvantagens ao comprar um trator usado

Vantagens

Facilidade de aquisição

A facilidade de comprar um trator usado e já sair com ele é uma das vantagens que pesam muito na decisão do agricultor. Esse imediatismo conta muito, principalmente para quem não tem tempo para parar as atividades na fazenda.

Preço

Este também é outro ponto bastante visado por quem precisa ampliar a produção, mas conta com um capital limitado.

Custo-benefício

É possível comprar tratores seminovos, bem conservados, pagando um valor inferior ao daqueles zero-quilômetro. Com isso, você consegue adquirir um equipamento com mais tecnologia por um preço menor. Sem falar que um usado não tem uma depreciação tão grande quanto um novo.

Desvantagens

Manutenção

Dependendo do tempo de uso, considere os gastos extras e maior manutenção com seus implementos agrícolas usados. É claro que isso não é regra, pois existem maquinários em perfeitas condições de funcionamento. No entanto, é importante sempre saber qual a procedência dos mesmos para não acabar o tempo todo na oficina.

Transferência

Assim como qualquer veículo, você precisará transferir para seu nome o trator que comprar. Então, é preciso incluir este gasto na compra.

Defasagem

Dependendo do modelo do trator, é possível que ele apresente dificuldades de operação e menor produtividade. Por isso, o tempo de uso e fabricação devem sempre ser levados em conta.

O que levar em consideração antes de decidir

Como já falamos anteriormente, comprar um trator usado também envolve recursos. E esse dinheiro deve ser aplicado de uma boa forma, como em implementos agrícolas gerando melhor custo-benefício para sua fazenda.

Então, antes de investir em usados, é importante levar em consideração alguns critérios para tomar a melhor decisão. Confira alguns:

  • Tipo de cultura e tamanho da propriedade: é fundamental considerar esses dois quesitos para acertar na melhor compra de seu trator usado. Sem isso, você corre o risco de comprar um veículo com a quantidade de cavalos (CV) abaixo do que precisa;
  • Valor da manutenção: converse com outros proprietários da marca pretendida, ou mesmo um mecânico de confiança, para saber como é a manutenção do trator. É fácil de comprar peças de reposição para o modelo? A assistência técnica é de fácil acesso? Ninguém quer comprar algo para depois ficar se incomodando o tempo todo, não é mesmo?
  • Tração: a tração faz muita diferença nas atividades do dia a dia da fazenda. E se ele precisar andar em solos pesados e úmidos o ideal é que a tração seja nas quatro rodas (4x4). No entanto, por conta do tamanho dos pneus, não são recomendados para cultivo;
  • Design: o trator não deve ter apenas um design bonito, mas também ergonomia, segurança e conforto. Verifique ainda sua largura e se conta ou não com cabine.

Agora que você tem todos os critérios para comprar um trator usado, aproveite para acompanhar os conteúdos sobre crédito para aquisição de implementos agrícolas no blog do Consórcio New Holland. Não perca tempo!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!