Dicas da New Holland

6 lições para ter mais eficiência de combustível em tratores

19 Apr 24
3 min
01

Você sabia que com algumas práticas simples é possível economizar combustível do trator? Veja agora as 6 dicas para te ajudar nessa redução de custos!

Reduzir os custos é uma prática que também diz respeito à produtividade de um negócio. Nesse sentido, adotar práticas para economizar combustível do trator resulta em mais não só em despesas menores, mas também em uma maior conservação da máquina.

Gerenciar os gastos da frota agrícola é uma necessidade de muitos produtores. E o eficiente controle do uso de combustíveis e lubrificantes é parte importante desse processo, pois pode indicar questões de lucro e de prejuízos nas operações.

Por isso, neste post vamos apresentar algumas lições de como economizar combustível do trator. Confira!

6 lições para economizar combustível do trator

1. Qualidade do combustível e manutenção preventiva

O primeiro passo é ter atenção quanto à qualidade do combustível, que deve ter o número de cetano entre 40 e 60, por exemplo. Isso é o que vai influenciar em uma ignição do motor de qualidade. Além disso, para evitar vazamentos e prejuízos na bomba, atenção também à viscosidade do óleo diesel, que precisa ser adequada.

Vale lembrar a importância da manutenção preventiva do motor, que além de garantir o bom funcionamento da máquina, ainda ajuda a economizar combustível do trator. Dessa forma, se atente a questões como: troca de filtros e lubrificantes de qualidade, além do uso de peças e suplementos indicados pela fabricante.

2. Calibragem correta dos pneus

A calibragem abaixo do recomendado aumenta o espaço entre o pneu e o solo, exigindo que o motor trabalhe mais, o que eleva o consumo de combustível.

Se estiver acima, os equipamentos se tornam mais instáveis nas operações, resultando em balanço e patinagem do veículo. Isso também sobe o consumo. Ou seja, além de usar o pneu adequado para cada operação, a calibragem correta é fundamental.

3. Lastragem

Erros de lastragem diminuem o desempenho das máquinas nas operações, o que gera maior consumo de combustível.

Nesse sentido, há duas formas de realizar a lastragem. Uma é de forma líquida, bastando adicionar água aos pneus conforme solicita o fabricante. Há também a de modo sólido, que consiste em adicionar discos de metal fixados nas rodas traseiras ou placas de metal montadas na dianteira do trator.

4. O sistema de plantio direto pode ser mais econômico

A lógica é que sistemas de produção que operam em menor número o plantio de solo são mais econômicos. Por isso, o sistema de plantio direto pode ser visto como alternativa para economizar combustível do trator. Além dos benefícios ao solo, utiliza menos combustível em uma média de 30% a 50% de redução.

5. Tecnologia faz toda a diferença

Tratores com tecnologias embarcadas fazem a diferença. Painéis com alertas para manutenção, sistema otimizado de arrefecimento e motores com potência de turbo intercooler são algumas dessas tecnologias.

A New Holland é uma marca exemplo para essa questão, uma vez que trabalha com veículos eficientes e que desperdiçam pouco, reduzindo os custos.

6. Aposte na agricultura de precisão

O objetivo da agricultura de precisão é melhorar o desempenho da produção e também do manejo agrícola. Assim, há inúmeros softwares que podem ajudar nisso, evidenciando dados que facilitam a identificação de pontos de melhoria no comportamento de operadores.

Afinal, aumentar o desempenho nos trajetos das máquinas, otimizar o sistema de logística de insumos e planejar com eficiência as jornadas noturnas fazem a produtividade nas operações crescer.

Mas, se você quer economizar combustível dos tratores ainda mais, o consórcio é uma ótima maneira de modernizar a propriedade e alcançar esse objetivo. Faça uma simulação agora mesmo!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!