Dicas da New Holland

Expectativas para a safra de soja 2020/21

28 Mar 24
3 min
01

Você sabia que o Brasil deve se manter como o maior produtor mundial de soja? Esta e outras informações sobre a safra 2020/21 você confere neste blog post!

O Brasil deve ter uma produção recorde de grãos na safra 2020/21, com 268,7 milhões de toneladas – 4,2% a mais que o recorde anterior obtido na safra 2019/20. 

O levantamento é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta também um crescimento na área cultivada, na ordem de 1,3%. A expectativa é que nessa safra o plantio ocupe cerca de 66,8 milhões de hectares, o que corresponde a 879,5 mil hectares a mais.

Por isso, neste blog post, vamos apresentar as expectativas para a safra de soja 2020/21 e também de outros grãos. Confira!

Expectativas para a safra de soja 2020/21

Neste cenário favorável para o país, a expectativa da safra de soja 2020/21 é de 133,7 milhões de toneladas, estima a Conab. A quantidade mantém o Brasil como o maior produtor mundial da oleaginosa.

soja também é o principal produto de exportação do país. A expectativa de venda para o mercado externo está em torno de 82 milhões de toneladas para este ano. 

Para o próximo, são esperadas cerca de 85 milhões de toneladas, o que representaria aumento de 3,7%. O suporte seria dado pelo câmbio, que pode se manter elevado nos próximos meses.

Dessa forma, esse volume de exportação, caso confirmado, superaria um recorde visto em 2018, de mais de 82 milhões de toneladas. Confira, a seguir, a previsão para a safra de outros grãos:

Safra 2020/21 - Demais grãos

Milho

A colheita de milho também deve ser recorde com cerca de 105,2 milhões de toneladas, um percentual de 2,6% a mais do que no ano anterior. A previsão de exportação do grão é de 34,5 milhões de toneladas.

Arroz

Para a safra 2020/21 de arroz espera-se o aumento de 1,6%. Contudo, os técnicos da Conab estimam que a produtividade pode não se igualar a da última safra. 

Caso isso se confirme, haveria uma queda de 4,2% na produtividade, o que resultaria em uma colheita de 10,8 milhões de toneladas. No que se refere à questão da exportação do grão, isso pode significar redução em cerca de 400 mil toneladas.

Feijão

No caso do feijão, a produção é distribuída em três safras. Segundo a Conab, a safra 2020/21 estimada é de 3,126 milhões de toneladas, o que significaria uma redução em 3,2% quando comparada à temporada passada.

Algodão

No caso do algodão em pluma, a expectativa é de queda na área plantada e a produtividade. A produção para o produto deve se limitar a 2,8 milhões de toneladas, redução de 6,2% ante a safra anterior.

Na safra de 2020/21, contudo, espera-se que a exportação de algodão bata o recorde de 1,2 milhão de toneladas produzidas até setembro deste ano, 49% superior em relação ao mesmo período do ano anterior.

Se prepare para a colheita

Diante de uma expectativa de produção de grãos tão otimista no país, é importante estar preparado para o momento da colheita. Contar com equipamentos modernos e eficientes pode influenciar diretamente na produtividade.

Além disso, máquinas novas são mais ágeis, têm menos custo operacional e contribuem para a redução de desperdício nos processos.

Por isso, o consórcio de tratores é uma excelente oportunidade para quem precisa atualizar seu maquinário, mas não quer se descapitalizar para isso. O processo para adquirir uma cota é rápido e fácil, e não exige nenhum adiantamento, entrada e não há a cobrança de juros.

Quer saber mais? O Consórcio New Holland tem o modelo que você precisa, com as condições que mais se encaixam com a sua realidade! Clique aqui e faça uma simulação!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!