Dicas da New Holland

Tendências do agronegócio em 2021: o que você precisa saber do mundo pós-pandemia

20 Apr 24
2 min
01

As projeções para o próximo ano, em um pós-pandemia, são muitas. Mas você já sabe quais são as tendências do agronegócio em 2021? Conheça agora!

O ano de 2020, ao mesmo tempo em que mostrou a força do agro no Brasil, também deixará muitas lições para o produtor rural. É por isso que estar atento às tendências do agronegócio em 2021 é fundamental.

Nesse sentido, segundo as estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agro, em 2020, deve ter um crescimento de 9%. Enquanto o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP),de 17,4%.

Confira neste texto as principais tendências do agronegócio em 2021 e algumas projeções para você ficar de olho!

Safra recorde de grãos

A estimativa é de que o Brasil alcance índices recordes na produção de grãos na safra 2020/21, na qual espera-se o alcance de 268,9 milhões de toneladas. Soja e milho são os grãos destacados para isso.

A expectativa para a safra de soja, por exemplo, é de 135 milhões de toneladas. Diante disso, o Brasil segue como o maior produtor mundial do grão, sendo este o principal produto de exportação nacional.

Crescimento do PIB Agro e do VBP

Segundo estimativa da CNA, para 2021, o crescimento deve ser de 3% no PIB Agro e 4,2% de VBP, Valor Bruto da Produção, superando R$903 bilhões. Já com relação a 2020, o crescimento estimado é de 9%, enquanto o VBP deve ter alta de 17,4%.

China

Considerando o aumento de produtos exportados para a China (19,4%), houve também mudança no comportamento do consumidor chinês. Então, uma das tendências do agronegócio em 2021 é que o país seja um dos principais demandantes de soja em grãos do Brasil.

Economia

As projeções para a taxa básica de juros, a Selic, foi de 2,75% para 3% em 2021, segundo estimativas do mercado financeiro. Além disso, a expectativa é que o setor econômico seja favorecido diante dos indicativos, permanecendo a projeção de R$5,20 para o dólar.

Meio Ambiente no centro do debate

Mais de dois terços dos consumidores, somando 65%, desejam impactar positivamente o meio ambiente. Dessa forma, a questão da sustentabilidade ganhou força total. Então, a demanda para que empresas se alinhem à essa responsabilidade social também cresceu.

Mudanças nos hábitos de consumo

Por falar em mudanças de consumo, as pessoas estão buscando se alimentar melhor cada vez mais. 

Com isso, há a tendência por produtos Plant-based, alimentos e bebidas à base de plantas e que se encaixam na alimentação vegetariana. Isso exige mais opções no cardápio, como a carne alternativa.

Os consumidores querem mais transparência

A alimentação saudável demanda maior consciência ao consumir. Por exemplo, 26% dos consumidores globais leem os rótulos para saber a origem do produto. 

Com isso, cresce a demanda por maior transparência nos alimentos. Ou seja, a procura por produtos que forneçam informações claras de todo o seu ciclo de vida vai aumentar.

Tecnologia será um grande diferencial

Se é para falar das tendências do agronegócio em 2021, a tecnologia não pode faltar. Para o setor agrícola, por exemplo, o uso da tecnologia para analisar os dados em tempo real pode ajudar produtores a, inclusive, enfrentar os impactos no setor.

Nesse sentido, vale lembrar também que os consórcio da New Holland é uma excelente alternativa para quem procura inovar o seu negócio. Afinal, a modalidade é uma opção segura e econômica, pois não conta  com juros nem entrada. Que tal fazer uma simulação? Não perca tempo!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!